7a MCPB

7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro levou filmes inéditos para São Pedro da Serra e Lumiar

Edição desse ano promoveu debate com realizadores regionais

Durante o final de semana de 1 a 3 de outubro, os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, receberam pelo sétimo ano consecutivo mais uma edição da Mostra Cinema Popular Brasileiro.

O evento aconteceu simultaneamente no Espaço Cultural São Pedro da Serra e no Cineclube Lumiar (Euterpe Lumiarense) com entrada franca.

Foi a primeira vez que a Mostra foi competitiva e o público pode votar nos filmes que mais gostou. Ao todo, 40 filmes foram  exibidos, em 12 programas. Os três filmes que receberão maior pontuação através do voto do Júri Popular passaram a integrar o I DVD Acervo Mostra Cinema Popular Brasileiro.

Panorama do cinema nacional

Ao todo, 116 filmes de 14 estados brasileiros foram inscritos e participaram do processo seletivo da 7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro. Na lista, uma pequena amostra da produção cinematográfica nacional dos últimos dois anos. O Sudeste foi recordista em números de filmes inscritos na Mostra. Sul e Nordeste são as grandes revelações com produções de alta qualidade técnica e roteiros bem realizados. Do Cetro-Oeste, oito inscrições entre documentários e ficções, e da região Norte, a Mostra recebeu dois filmes.

Descompromissada em apresentar ao público apenas grandes produções nacionais ou filmes premiados nos festivais de maior expressão no Brasil, a Mostra Cinema Popular Brasileiro tem por característica selecionar obras, que de alguma maneira tenham um traço em comum, que dialoguem entre si. Em 2010, o tema proposto pela Mostra foi ‘Cinema para Ouvidos’; priorizando produções que dão destaque à sonoridade (ou a sua ausência), à trilha sonora, ou à captação de som na obra fílmica.

Para além do cinema arte, o público assistiu na Mostra um cinema menos altruísta, mais pé no chão. Talvez… mais brasileiro, mais sofisticado, o que não significa um cinema menos popular…

Realizadores locais participaram de debate

Realizadores de dois filmes produzidos em Casimiro de Abreu; ‘Quilombo’, e ‘O segredo do poeta, capítulo 1’, de Renata Azevedo Lima e Wanderson Chan, respectivamente, participaram de um debate sobre Produção Audiovisual Regional, na tarde de sábado, dia 2, em Lumiar. O debate aconteceu antes da sessão, que além desses dois curtas, exibiu o filme ‘Triunfo, o início de uma tradição’, produzido no município de Santa Maria Madalena (RJ).

Outros realizadores também participaram da Mostra, como Rafael Nogueira, diretor do documentário ‘Lyra dos Conspiradores’, que foi exibido pela primeira vez na Mostra, e Cid César, diretor do conhecido nacionalmente ‘Hemp’, documentário que aborda a vida simples de um homem que escolheu viver na floresta longe da vida consumista pós-moderna.

Destaques da programação

Outro filme inédito em circuito de mostras e festivais de cinema e vídeo e que foi exibido pela primeira vez na 7ª MCPB foi o longa mineiro, ‘Fora de Ordem’. O filme conta como o desaparecimento de uma jovem universitária desencadeia uma série de especulações, fazendo com que um investigador se envolva no universo do cinema, encontrando a verdade por trás das câmeras. Fora de Ordem, dirigido por Sergio Gomes será exibido na noite de sexta-feira, no espaço Cultural São Pedro da Serra.

 “Um Diário para Manoel de Coco”, documentário de Luiz Bargmann Netto, produzido pelo Instituto de Estudos Brasileiro da USP, também teve estréia na 7ª MCPB. O filme, que abriu a Mostra no início da noite de sexta-feira, 1º de outubro, na Euterpe Lumiarense, fala sobre “o achado de uma fita K7 sem identificação. Na ‘falação’ gravada apenas um nome e um lugar. Em busca do autor da fala gravada na fita, um pesquisador dá início a uma viagem nos limites de Pernambuco e Paraíba…

Nova Friburgo, cidade que recebe a Mostra, também esteve nas telas da 7ª MCPB representada pela produção de Paulo Barata, através do curta-metragem ‘O céu é aqui’ – um vídeo-arte com trechos de textos da poetiza portuguesa Isabel Mendes Ferreira. O filme também ainda era inédito em circuitos de mostras e festivais de cinema.

Também entre as estréias estão as produções ‘O Começo’ e ‘Babauparatodos’, ambas do Ceará, Ventilador, produção de Cabo Frio, Região dos Lagos (RJ), Jeitinho Brasileiro, único filme do Espírito Santo inscrito na Mostra, ‘Laurimar e outras lendas’, obra realizada em Santarém, Pará, e ‘Quimera’, de Florianópolis (SC).

A 7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro é realizada pela Associação Cultural Cinema Popular Brasileiro em nesse ano teve co-produção do Cineclube Lumiar e apoio da ONG Educari e do Espaço Cultural São Pedro da Serra. Nesse ano, a Mostra fechou parceria com a TV Comunitária do Rio de Janeiro (TVC-RJ), que divulgou em sua programação comerciais da Mostra.

Programação 7aª Mostra Cinema Popular Brasileiro

Filmes Sinopses Fichas Técnicas

Total de filmes inscritos na 7ª MCPB = 116

Total de filmes a serem exibidos  = 40

Total de sessões/ Programas = 12

 

LUMIAR
6 Programas – 13 Filmes
Local: Cineclube Lumiar Euterpe Lumiarense

SEXTA-FEIRA, 01 DE OUTUBRO
18H30 PROGRAMA 1

UM DIÁRIO PARA MANOEL DO COCO
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 54’
Sinopse do filme: “Um Diário para Manoel de Coco” começa com o achado de uma fita K7 sem identificação, na falação ali gravada apenas um nome e um lugar. Assim tem início a viagem de busca por Manoel lá nos limites de Pernambuco e Paraíba. Na viagem o viajante anda pela fronteira ora de um lado ora de outro, busca e rebusca; mas os causos de Manoel fazem rir e os comentários de seus ouvintes trazem outras memórias; no final tudo vira uma só história.
Categoria: Documentário
Estado/ Cidade: São Paulo/São Paulo
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Luiz Bargmann Netto
Roteirista: Luiz Bargmann Netto
Produtor: Luiz Bargmann Netto
Fotógrafo: Luiz Bargmann Netto
Câmera: Luiz Bargmann Netto
Editor de imagem: Luiz Bargmann Netto

20H00 PROGRAMA 2

VINCENT – VIDA E SIMPLICIDADE
Ano de finalização: 2008
Tempo de duração: 21’34’’
Sinopse do filme: Retrato da vida de um dos maiores gênios da pintura.
Categoria: Experimental
Estado/ Cidade: Porto Feliz-SP
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Cleber Avancini / Fernando Diniz / Rafael Speranza / Yuri Ledesma
Roteirista: Cleber Avancini
Produtor: Cleber Avancini / Fernando Diniz / Rafael Speranza
Fotógrafo: Cleber Avancini / Rafael Speranza / Yuri Ledesma
Câmera: Cleber Avancini / Fernando Diniz / Rafael Speranza / Yuri Ledesma
Técnico de som: Cleber Avancini / Yuri Ledesma
Editor de imagem: Cleber Avancini
Direção de arte: Fernando Diniz
Elenco: Cleber Avancini / Rafael Speranza

QUIMERA
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 16’
Sinopse do filme: Esda, 60 anos, mesmo casada passou toda a sua vida adulta acreditando ter um amante imaginário. Agora viúva, quando poderia “assumir” seu relacionamento, Esda decide experimentar novas sensações. Mas como romper com alguém que faz parte do seu ser?
Categoria: Ficção
Estado/ Cidade: SC/ Florianópolis
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Melissa Lipinski
Roteirista: Melissa Lipinski
Produtor: Deici Dias
Fotógrafo: Tcharles Barbosa
Câmera: Tcharles Barbosa
Técnico de som: Gustavo de Souza
Editor de imagem: Melissa Lipinski e Oscar R. Júnior
Direção de arte: Danilo Seeman e Melissa Lipinski
Música original: Daniel Becker
Elenco: Margarida Baird, José Carlos Ramos, Priscila Mesquita, Marcello Trigo, Marcela Abraham

O CÉU É AQUI
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 6’ 30’’
Sinopse do filme: TEXTOS DA POETA PORTUGUESA ISABEL MENDES FERREIRA SOBRE IMAGENS DO COUNTRY CLUB DE NOVA FRIBURGO
Categoria: ARTE
Estado/ Cidade: NOVA FRIBURGO/RIO DE JANEIRO
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: PAULO LUIZ BARATA (MOLOI)
Música original: KARIN
SÁBADO, 02 DE OUTUBRO
15H00 DEBATE com realizadores dos filmes ‘Quilombo’ e ‘O segredo do Poeta cap.01’ (em aberto!!!)
17H00 SESSÃO PROGRAMA 3

Sábado, 02 de outubro

Programa 3

15h00 Debatecom realizadores dos filmes ‘Quilombo’ e ‘O segredo do Poeta cap.01’

17h00 – Exibição dos filmes:

O SEGREDO DO POETA, CAP 1
Ano de finalização: Agosto de 2010
Tempo de duração: 28”
Sinopse do filme: Dois alunos que se encontram no limiar de serem reprovados na disciplina de literatura, são surpreendidos com uma prova final sobre o poeta Casimiro de Abreu. Num desses acasos do destino eles encontram a Lia, uma menina simplória no seu jeito de ser, mas, grande fã e conhecedora das obras literárias do poeta, ela por sua vez, os ajuda nessa complicada missão. Em uma visita ao Museu do poeta, algo surpreendente acontece, O grupo sem querer descobre mensagens criptografadas em diversos cantos do museu.
As mensagens os levam até o cemitério onde estão os restos mortais do poeta. A partir daí começa um quebra – cabeças, mudando completamente suas vidas e a biografia do poeta Casimiro José Marques de Abreu como hoje a conhecemos…
O filme conta a vida do poeta de uma forma jamais vista antes; cheia de aventuras bem humoradas e didáticas, passeando pelos pontos turísticos da cidade de Casimiro de Abreu.
Categoria: ficção
Estado/ Cidade: Casimiro de Abreu
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: wanderson Chan
Roteirista:Wanderson Chan
Produtor: Wanderson Chan
Câmera: Wagner Rodrigo
Editor de imagem: Wanderson Chan
Direção de arte: Rhaiany Lira
Música original: Fernando Otz
Elenco: Adilson Araújo, Bia Soares, Marcos Vinicius, Luiz Carlos Miguel, Fábio Maia e Elza Paulino

TRIUNFO, O INÍCIO DE UMA TRADIÇÃO

QUILOMBO
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 16’53’’
Sinopse do filme: O filme investiga uma localidade na região serrana do município de Casimiro de Abreu (RJ) chamada “Quilombo”. O acesso é difícil, estrada de chão sinuosa e esburacada, com altitude mínima de cerca de 700m, abundância de água e terra fértil. Chegando lá, nenhum negro foi encontrado, apenas descendentes de colonos suíços. A questão “O nome do local tem relação com o passado de resistência dos escravos?” é o fio condutor do filme, que reúne entrevistas com moradores e ex-moradores do Quilombo, moradores da cidade de Casimiro e historiadores, além de belíssimas imagens da natureza do local, mapas e manuscritos sobre a região, produzidos no início do século XIX. A trilha sonora é uma interpretação original de ritmos africanos.
Categoria: Documentário
Estado/ Cidade: Casimiro de Abreu
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Nina Tedesco (Diretora); Renata Azevedo Lima (Realizadora)
Roteirista: Nina Tedesco
Produtor: Renata Azevedo Lima
Fotógrafo: Nina Tedesco
Câmera: Nina Tedesco, Alexandre Bortolini e Renata Elstro
Técnico de som: Alexandre Bortolini, Andre Santhiago e Carlos Leandro Faria
Editor de imagem: Mayra Sérgio
Música original: Alexandre Lira e Estêvão Siffert
Elenco: Alexia Coutinho
Animação: Gustavo Bragança

20H00 PROGRAMA 4

A CULTURA DO REPENTE: vídeo-interação com os poetas populares de Campina Grande
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 15’
Categoria: Documentário de curta-metragem
Estado/ Cidade: PB/Campina Grande
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Riccardo Migliore
Roteirista: Riccardo Migliore/Karlla Christine Araújo Souza
Produtor: Riccardo Migliore/Rodrigo Grünewald
Fotógrafo: Riccardo Migliore
Câmera: Riccardo Migliore
Técnico de som: em câmera
Editor de imagem: Riccardo Migliore
Música original: Poetas Repentistas da Casa do Poeta Popular de campina Grande (PB)
Elenco: Poetas Repentistas de Campina Grande (PB)

ZÉ KATIMBA

Direção: Celso Araújo

Ano de finalização: 2008

Tempo de duração: 11’

Categoria: Documentário

Sinopse:

BABAUPARATODOS
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 20’
Sinopse do filme: Babau do Pandeiro é o cambista que virou artista e não quer nem saber em que bicho isso vai dar.
Categoria: documentário
Estado/ Cidade: Fortaleza/Ceará
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Carlos Normando
Roteirista: Carlos Normando
Produtor: Carlos Normando
Fotógrafo: Rômulo Fonseca e Pastinha
Câmera: Rômulo Fonseca e Pastinha
Técnico de som: Weffiston Brasil
Editor de imagem: Carlos Normando
Direção de arte: Carlos Normando
Música original: Babau do Pandeiro
Elenco: Babau do Pandeiro

DO MORRO?
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 20’
Sinopse do filme: “Do Morro?” é um documentário sobre o mais recente fenômeno da música pernambucana, o cantor João do Morro. No filme, músicos, formadores de opinião e acadêmicos falam sobre a trajetória do músico, discutindo as polêmicas em que se envolveu, os mecanismos contemporâneos de divulgação da cultura e o rompimento das fronteiras geográficas e sociais pelos músicos da periferia.
Categoria: Documentário
Estado/ Cidade: Recife/ Pernambuco
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro
Roteirista: Andréa Ferraz, Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro
Produtor: Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro
Fotógrafo: Marco Antônio Duarte
Câmera: Marco Antônio Duarte, Marcelo Barreto, Marcelo Lacerda
Técnico de som: Nicolau Domingues e Rafael Travassos
Editor de imagem: André Hora
Música original: João do Morro

DOMINGO, 03 DE OUTUBRO
16H00 PROGRAMA 5

HEMP
Tempo de duração: 25’
Sinopse do filme: Quase colado a agitada Zona Sul carioca um homem se mantém alheio ao corre-corre da vida urbana.
Categoria: documentário
Estado/ Cidade: Rio de Janeiro
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Cid César
Produtor: Cid César
Fotógrafo: Alberto Bellezia
Câmera: Alberto Bellezia
Editor de imagem: Cid César / Pedro Vinícius

LAURIMAR E OUTRAS LENDAS
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 40’
Sinopse do filme: O imaginário da Amazônia na voz de Laurimar Leal, artista multifacetado que canta as histórias e mitos que formam a cultura amazônica e brasileira.
Categoria: Documentário
Estado/ Cidade: estado do Pará, cidade de Santarém
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: BOB BARBOSA, CHICO CAPRARIO E MIGUEL ANGELO
Roteirista: BOB BARBOSA, CHICO CAPRARIO E MIGUEL ANGELO
Produtor: BOB BARBOSA, CHICO CAPRARIO E MIGUEL ANGELO
Fotógrafo: CHICO CAPRARIO
Câmera: CHICO CAPRARIO
Técnico de som: BOB BARBOSA
Editor de imagem: BOB BARBOSA
Música original: LAURIMAR LEAL
Elenco: LAURIMAR LEAL

SÃO PEDRO DA SERRA
7 Programas – 27 Filmes
Local: Espaço Cultural São Pedro da Serra

SEXTA-FEIRA, 01 DE OUTUBRO

18h30 Programa 6

MINDUIM
Ano de finalização: 2009
Tempo de duração: 8’
Sinopse do filme: José é vendedor de amendoins e trabalha no zoológico da cidade. Faz parte do espetáculo e se sente bem. Um dia, o zoológico fecha e José começa a vender em frente a teatros, na rua, porém os contatos são impessoais e sem afeto. Ao se sentir desamparado, perde-se dentro da cidade grande.
Categoria: Ficção
Estado: Cidade: São Paulo
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Helena Guerra
Roteirista: Helena Guerra
Direção de Fotografia: Daniel Belinky
Direção de arte: Ciça Fonseca
Edição de som: Eduardo Ayres
Direção de Produção Joyce Fernandes
Produção executiva: Helena Guerra
Elenco: Guilherme Sant’annaParticipação em outros festivais e mostras de cinema e vídeo

MINÉSIA
Ano de finalização: 2007
Tempo de duração: 14’50’’
Sinopse do filme: Mnésia no dicionário grego significa memória e remete a Mnemosyne (Deusa grega protetora da memória). Mnésia trata da interação entre famílias que se visitam periodicamente, e a relação que as pessoas mantêm com a memória, lembranças diversas do passado.
Categoria: Ficção
Estado/ Cidade: SC/ Florianópolis
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Oscar R. Júnior
Roteirista: Oscar R. Júnior
Produtor: Deici Dias
Fotógrafo: Edison Fatori
Câmera: Edison Fatori
Técnico de som: Suzana Zacchi
Editor de imagem: Oscar R. Júnior
Direção de arte: Angela Faoro
Música original: Luiz Henrique Queriquelli
Elenco: Marcello Trigo; Luigi Cutolo; Gringo Starr; Brígida Miranda; Sandra Meyer; Antonella Batista; Marcela Abraham; Juliane Teixeira; Alex Sandro Pereira; Raquel Stüpp

REVÉS
Ano de finalização: 2006

Tempo de duração: 8’30”

Sinopse do filme: O Homem desiste.

Categoria: FICÇÃO

Estado/ Cidade: PORTO ALEGRE

Ficha Técnica

Diretor/ Realizador: CHRISTIAN SCHNEIDER

Roteirista: CHRISTIAN SCHNEIDER

Produtor: CHRISTIAN SCHNEIDER E NATÁLIA PIVA CHIM

Fotógrafo: CHRISTIAN SCHNEIDER e LEANDRO RANGEL

Câmera: CHRISTIAN SCHNEIDER e LEANDRO RANGEL

Técnico de som: CHRISTIAN SCHNEIDER

Editor de imagem: CHRISTIAN SCHNEIDER

Direção de arte: BIAH WERTHER E EDU POERNER

Música original: CHRISTIAN SCHNEIDER

Elenco: DAVID CAMARGO (in memorian)

O RETORNO DE SATURNO
Segundo a astrologia, quando uma pessoa completa 29 anos tudo em sua vida pode mudar, ou virar de cabeça pra baixo. É isso que acontece com um homem, pai solteiro de trigêmeos, que perde o emprego, a namorada, e vê sua vida dando uma grande reviravolta, principalmente, depois que faz aniversário. “O Retorno de Saturno”, direção de Lisandro Santos, é uma divertida animação com vozes de Felipe de Mônaco, Deborah Finocchiaro, Diego Medina, Fabrício Licks e Antônio Barcelos, música original de Fabrício Licks, arte de Guto Bozzetti e Lisandro Santos e produção executiva da Cartunaria Desenhos.
Sinopse
Segundo a Astrologia, o Retorno de Saturno é um período de grandes mudanças na vida de uma pessoa. É o que acontece com um homem que perde o emprego, fica sem namorada e com três filhos para cuidar.
Ficha Técnica
Atores:
FELIPE MÔNACO, DIEGO MEDINA, DEBORAH FINOCCHIARO, ANTÔNIO BARCELOS e FABRÍCIO LICKS
direção e roteiro:
LISANDRO SANTOS
direção de arte:
GUTO BOZZETTI e LISANDRO SANTOS
animação e montagem:
GUTO BOZZETTI
produção executiva:
JAIR GIACOMINI
direção de produção:
PAOLA RODRIGUES
música original, edição e mixagem de som:
FABRÍCIO LICKS
assistência de montagem e de animação:
JOÃO “AZEITONA” VIEIRA
Cenários:
MAURÍCIO GONÇALVES “MAUMAU”
cenários adicionais:
JACK KAMINSKI
assistência de produção:
GISA AQUINO

19H30 PROGRAMA 7

RAPSÓDIA DO ABSURDO
Roteiro e Direção: Cláudia Nunes
Siponse do Filme: Documentário experimental com cenas de arquivo da cobertura jornalística de dois marcantes episódios de luta pela terra no campo e na cidade ocorridos no Brasil: Fazenda Santa Luzia (Aruanã-Goiás)  e Parque Oeste Industrial (Goiânia-Goiás), cuja dimensão os transforma em exemplos universais do conflito existente entre a propriedade privada e os pobres de todo o mundo.

Montagem: Érico Rassi
Fotografia: Félix Borges (Boto), Cinegrafistas do Movimento dos Sem Terra e Centro de Midia Independente (Goiás)
Musica: Dênio de Paula
Assistente de produção musical e técnico de som: Emanoel Mastrella
Animação: Paulo Caetano
Desenhos: Shell Jr.
Produção Executiva: Cláudia Nunes

ARANCELES
Ano de finalização: 2009
Tempo de duração: 15’
Sinopse do filme: A produção do cinema latino-americano é desconhecida até mesmo nos próprios países latino-americanos. Os ARANCELES (barreiras alfandegárias) impostos pela distribuição colocam em uma prisão a criatividade e o virtuosismo do cinema mais inventivo e realista do mundo. Cria-se um círculo vicioso da não-circulação dos filmes e do desconhecimento. No Brasil não se conhece os filmes de Camilo Luzuriaga. No equador não se conhece os filmes de José Maria Arzuaga. Na Colômbia não se conhece os filmes de Raoul Peck. No Haiti não se conhece os filmes de Enrique Pineda e assim sucessivamente. ARANCELES é um panorama do cinema latino-americano, em um único plano-seqüência, visto de dentro de uma prisão.
Categoria: Ficção Experimental
Estado/ Cidade: Curitiba
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: MELO VIANA
Roteirista: MELO VIANA
Produtor: SANDRA ZAWADZKI
Fotógrafo: LUCIO KODATO, ABC
Câmera: LUCIO KODATO, ABC
Técnico de som: MELO VIANA
Editor de imagem: DANIEL GRIZZA
Direção de arte: MELO VIANA
Música original: WANDULA
Elenco: CELIA BAPTISTA, ALFREDO BUFREM, MARCELO LEONCIO

LOS MINUTOS, LAS HORAS
Ano de finalização: Dezembro/2009
Tempo de duração: 11’
Sinopse do filme: Yoli sempre morou com sua mãe num bairro humilde de Havana. Até que um dia, um rapaz lhe convida a sair e Yoli decide esperá-lo, tentando mudar sua rotina, mesmo que seja por um dia.
Categoria: Drama
Estado/ Cidade: Cuba/Brasil – / Curta-metragem feito através da Escuela Internacional de Cine y TV (Cuba) e co-produção: Brasil através do MinC.
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Janaina Marques Ribeiro
Roteirista: Pablo Arellano Tintó e Janaina Marques Ribeiro
Produtor: Johanne Gómez
Fotógrafo: Julio Costantini
Câmera: Julio Costantini
Técnico de som: Raynier Hinojosa
Editor de imagem: Ariel Escalante
Direção de arte: Erick Grass
Música original: sem música
Elenco: Laura de La Uz e Xiomara Palácio

VÁRIAS VIDAS DE JOANA
Sinopse
Menina cresce no interior alheia aos principais acontecimentos do país. Aos dezoito anos desembarca no Rio de Janeiro sem imaginar o que a esperava pela frente. A data? Primeiro de abril de 1964. A partir de então, Joana e o Brasil nunca mais foram os mesmos.

20H30 PROGRAMA 8

FORA DE ORDEM
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 72’
Sinopse do filme: O desaparecimento de uma jovem universitária desencadeia uma série de especulações, fazendo com que um investigador se envolva no universo do cinema, encontrando a verdade por trás das câmeras.
Categoria: FICÇÂO LONGA-METRAGEM
Estado/ Cidade: Minas Gerais – Belo Horizonte
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Sérgio Gomes
Roteirista: Sérgio Gomes
Produtor: Matheus Antunes
Fotógrafo: Marcello Marques
Câmera: Marcello Marques
Técnico de som: Leonardo Diniz
Editor de imagem: Sérgio Gomes
Direção de arte: Regina Renó
Música original: Ultrapallus – Wolney Garcia- Curved –
Elenco: Léo Pinho – Adriano Gilberti – Carlos Magno Ribeiro – Juliane Guimarães

SÁBADO, 02 DE OUTUBRO
18H30 PROGRAMA 9

RECONHECIMENTO
Ano de finalização: 2009
Tempo de duração: 12’
Sinopse do filme: Um seqüestro relâmpago revira o relacionamento de um casal. A situação de fragilidade institucional e de insegurança vivida na sociedade brasileira se apresenta às vítimas, diante de um dilema. Seria a violência urbana brasileira um clichê e um artigo pop de consumo impessoal para as massas?
Categoria: Animação
Estado/ Cidade: Brasília (DF)
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Ítalo Cajueiro
Roteirista: Ítalo Cajueiro
Produtor: Jimi Figueiredo
Fotógrafo: André Carvalheira
Câmera: Dani Azul
Técnico de som: Ricardo Movits
Editor de imagem: Marcius Barbieri
Direção de arte: Ítalo Cajueiro
Música original: Luiz Bragança
Elenco: André Deca, Vinícius Ferreira, Catarina Accioly, Cássia Gentili, André Reis, Gustavo Gracindo

VENTILADOR
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 12 min.
Sinopse do filme: Hayan Rúbia, poeta mineira, nascida em BH recebe homenagem de poetas de diversas regiões do Brasil.
Categoria: Experimental
Estado/ Cidade: Rio de Janeiro / Cabo Frio
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Jiddu Saldanha
Roteirista: Jiddu Saldanha
Produtor: Cinema Possível
Fotógrafo: Jiddu Saldanha
Câmera: Jiddu Saldanha
Técnico de som: Jiddu Saldanha
Editor de imagem: Jiddu Saldanha
Direção de arte: Jiddu Saldanha
Música original: Chico Farro, Ariel Meirelles e Anand Rao
Elenco: Mariana Jacques, Cairo Trindade Jiddu Saldanha, Hayan Chandra, Adriana Abreu, Herbert Emanuel, Mayara Pasquetti, Andréa Lopes, Ângela Transa Amazônica, Igor Fagundes

JEITINHO BRASILEIRO
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 5’3’’
Sinopse do filme: Numa situação extrema, reflexões sobre uma vida que poderia ser de qualquer brasileiro (a). Uma metáfora ficcional sobre o jeitinho brasileiro.
Categoria: Ficção
Estado/ Cidade: Espírito Santo – Vitória
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Alexander S. Buck
Roteirista: Alexander S. Buck
Produtor: Alexander S. Buck, Caio Perim, Gabriel Goldner
Fotógrafo: Caio Perim
Câmera: Caio Perim
Técnico de som: Érico Gonçalves de Carvalho
Editor de imagem: Caio Perim
Direção de arte: Caio Perim
Elenco: Gabriel Goldner, Dani Micoids, Miguel de Jesus

A PAROXÍTONA DE OFÉLIA
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 12’
Sinopse do filme: Homem possui uma estranha relação ortográfica com prostituta.
Categoria: Animação
Estado/ Cidade: Porto Alegre – RS
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Rogério J dos Santos (Rogério Farandóla)
Roteirista:Rogério Farandóla
Produtor: Rogério Farandóla
Fotógrafo: Rogério Farandóla
Câmera: Rogério Farandóla
Técnico de som: Clauber Sholles
Editor de imagem: Rogério Farandola
Direção de arte: Rogério Farandola
Música original: Domínio público

19H50 PROGRAMA 10

LAMENTO PAULISTA
Ano de finalização: 2008
Tempo de duração: 23’
Sinopse do filme: “A cidade reinventada à margem de uma metrópole robótica, que não tem tempo de se olhar no espelho. Um choro rasgando o asfalto. Um grito em silêncio e um batuque pra espantar os caretas.” (Gabriel Sanna)
Categoria: documentário, em forma de crônica musical
Estado/ Cidade: São Paulo-SP
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Pedro Dantas
Roteirista: Pedro Dantas
Produtor: Sussuarana Filmes; Pedro Dantas e Carolina Valdés
Fotógrafo: Pedro Dantas, com Cristian Cancino e Fernando Marron
Técnico de som: Denis Soria
Editor de imagem: Pedro Dantas
Música original: Benedito do Pagode
Elenco: depoimentos de Carlos Reichenbach, Laércio de Freitas e Ângela Almeida (Obeservatório de Violência Policial de São Paulo)

APREÇO

Ano de finalização: 2009

Tempo de duração: 18′

Sinopse do filme: Apreço conta a história de um menino de roça que parte numa jornada em busca de algo que acalme o coração de sua mãe. No caminho de volta, se depara com uma situação de distintos valores.

Categoria: Ficção

Estado/ Cidade: Bahia / Salvador

Ficha Técnica

Diretor/ Realizador: Gabriel Trajano

Roteirista: Gabriel Trajano / Mariúcha Pitangueira

Produtor: Gabriel Trajano / Priscila Marques

Fotógrafo: Jero Sóffer / Gabriel Trajano

Câmera: Jero Soffer / Dedeco Macedo

Técnico de som: Napoleão Cunha

Editor de imagem: Dedeco Macedo

Direção de arte: Henrique Dantas

Música original: Robertinho Barreto

Elenco: Lucas Laborda, Cláudia di Moura, Antônio Fábio, Vida Carvalho.

LYRA DOS CONSPIRADORES
Ano de finalização: 2009
Tempo de duração: 12`
Sinopse do filme: O vídeo retrata a Lyra dos Conspiradores sociedade musical fundada em 1882 em Macaé. A Lyra preserva nossa música, história e ajuda a garantir um futuro melhor para muitos jovens. Tudo isso com muita arte.
Categoria: Documentário
Estado/ Cidade: Macaé / Rio de Janeiro
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Rafael Costa
Roteirista: Rafael Costa
Produtor: Reinaldo Rocha
Fotógrafo: Joanderson Martins
Câmera: Raíssa Sales
Técnico de som: Gilmar Siqueira
Editor de imagem: Rafael Costa
Música original: Lyra dos Conspiradores
Elenco: Reizinho e os professores da Lyra

DOMINGO, 03 DE OUTUBRO
15h00 Programa 11

O MÁGICO E A DOMADORA
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 3’
Sinopse do filme: Uma simples briga de casal transforma-se em números repletos de magia, onde as cores do circo unem-se ao Mágico e à Domadora compondo, um belo espetáculo. Animação feita com a técnica stop-motion, usando bonecos de massa de modelar.
Categoria: Curta-metragem de animação
Estado/ Cidade: Bahia/Salvador
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Rafael Jardim
Roteirista: Rafael Jardim
Produtor: Rafael Jardim
Fotógrafo: Rafael Jardim
Câmera: Rafael Jardim
Editor de imagem: Rafael Jardim
Direção de arte: Rafael jardim

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORDE
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 5’55’’
Sinopse do filme: Dois urubus cearenses a procura de carniça rondam um sítio no interior do Ceará durante uma época de seca. Eles se deparam com uma vaquinha magricela que ainda acredita na Esperança.
Categoria: Animação
Estado/ Cidade: Fortaleza – CE
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Neil Armstrong
Roteirista: Neil Armstrong
Produtor: Neil Armstrong
Fotógrafo: Neil Armstrong
Câmera: Neil Armstrong
Técnico de som: Rivando Cadeira
Editor de imagem: Neil Armstrong
Direção de arte: Neil Armstrong
Música original: Marllon Lima
Elenco: Marllon Lima, Suiany Correia, Hiramisa Serra, Neil Armstrong

LANCHINHO NOTURNO
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 2’20’’
Sinopse do filme: Uma garotinha e um vampiro têm seus caminhos cruzados em um lanchinho noturno.
Categoria: Curta-metragem de animação
Estado/ Cidade: RJ/ Niterói
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Clarissa Nascimento (Integral realização do projeto)

ENCICLOPÉDIA
Ano de finalização: 2009
Tempo de duração: 14 ‘
Sinopse: Alex é menino tímido, franzino e de óculos grossos. Ele percebe o mundo através dos verbetes que formam os volumes de uma enciclopédia. Mas ele vai descobrir que nem todas as palavras de uma enciclopédia podem decifrar uma menina de 10 anos. No momento em que conhece Amanda, ele aprende que o amor nos dá coragem para fazermos coisas antes inimagináveis.
Categoria: ficção
Estado/ Cidade:porto alegre/ RS
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: BRUNO GULARTE BARRETO
Roteirista: BRUNO GULARTE BARRETO
Produtor: ALETÉIA SELONK
Fotógrafo: Bruno Polidoro
Técnico de som: Gabriela Bervian
Editor de imagem: DANIEL LAIMER
Direção de arte: William Valduga
Música original: Thiago Pinto

LUMIS O VAGA LUME
Ano de finalização: 2007
Tempo de duração: 15’20’’
Sinopse do filme: No início da primavera os vagalumes precisam encontrar suas companheiras, mas um acidente coloca Lumis em apuros e ele vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos para o livrar das garras do Arac, a aranha.
Categoria: Animação
Estado/ Cidade: Nova Lima – Minas Gerais
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Marcelo Tannure
Roteirista: Marcelo Tannure
Produtor: Marcelo Tannure
Editor de imagem: Eduardo Dênis Lacerda
Direção de arte: Marcelo Tannure
Música original: Sânzio Brandão e Renato Savassi
Elenco: Júlio Augusto S. Fernandes – Marquinho Baiano – Eduardo Dênis Lacerda – Cristiane Dayrell Fernandes – Carla Porto Coelho – Kênia Porto Coelho

ASAS DA LIBERDADE
Ano de finalização: 2009
Tempo de duração: 2’11”
Sinopse do filme: Os músicos, assim como os pássaros produzem sons encantadores. Esta música tem o poder de nos transportar para as nuvens. Faz-nos sentir leves, soltos e nos dá a sensação de liberdade. Temos até, a impressão de poder voar como os pássaros. Será que é por este motivo que os prendemos em gaiolas?
O que será que acontece, quando eles trocam de lugar?
Categoria: Animação
Estado/ Cidade: Juiz de Fora/MG
Ficha Técnica Diretor/ Realizador: Cacinho
Roteirista: Cacinho
Produtor: Lu Carvalho
Técnico de som: Dênis André
Editor de imagem: Cacinho
Direção de arte: Cacinho

16h00 Programa 12

UMA CURTA CHAMA
Direção / Roteiro: Helton Paulino
Fotografia / Edição: Nycolas Albuquerque
Áudio: Guga S. Rocha
Direção de Elenco: Aluízio Guimarães
Pai da criança: Aluízio Guimarães
Criança: Pedro Guedes
Adolescente: Helton Paulino
Padre: Aluízio Guimarães
Esposa: Cíntia Guedes
Marido: Aluízio Guimarães
Velha: Maria Iracy Braga
Sinopse: As flores brotam… E depois murcham. As estrelas brilham… E um dia desaparecem. Esta terra, o sol… Mesmo esta galáxia e o universo inteiro um dia irão se findar…
A morte virá algum dia. A vida de um ser humano comparada a tais coisas é apenas um mero piscar de olhos…

LINHAS CRUZADAS
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 10’
Sinopse do filme: Baseado no conto milenar “Os três surdos e o dervish mudo”, o filme atualiza uma situação que acontece noite e dia onde quer que haja pessoas. A falta de entendimento entre os homens.
Categoria: Curta Metragem (ficção)
Estado/ Cidade: São Paulo – SP
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Agostinho Moura
Roteirista: Agostinho Moura e Samuel Napolitano
Produtor: Agostinho Moura
Fotógrafo: Alex Szabzon
Câmera: Renata Ribeiro
Técnico de som: Danilo Moura
Editor de imagem: Guto Araújo
Direção de arte: Agostinho Moura
Música original: Luiz Portela
Elenco: Andarilho Mudo
Samuel Napolitano
Maurício Genaro
Priscila Klesse
Davi de Almeida
Osvaldo Antunes
Flávio Henrique
Juscelino kubstcheque
Camila Rafael

LIMITES
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 3’55”
Sinopse do filme: Quais os segredos e mistérios que um quarto de hotel pode guardar? É nesse espaço delimitado pelo concreto das paredes em que um homem perde todos os seus limites, apesar das aparências.
Categoria: EXPERIMENTAL
Estado/ Cidade: NITERÓI – RJ
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: MARIANA KISSA e NOSARA URCUYO
Música original: MARIANA KISSA e NOSARA URCUYO
Elenco: GUEKO HILLER

O COMEÇO

Sinopse
Um homem e uma mulher se encontram em uma praia deserta, com o objetivo de enterrar as lembranças guardadas durante o namoro, que agora está em crise. Será o fim do relacionamento ou apenas o começo?

Ficha Técnica

Camila Vieira Direção
Hugo Pierot Direção
Leonardo Ferreira Assistência de Direção
Júlio Figueroa Fotografia
Eugênio Pacelli Fotografia
Aline Santos Continuidade
Raisa Christina Dir. Arte
Natália Viana Dir. Arte
César Carlos Mota Som
José Maria Júnior Microfone
Vagner Ancelmo Microfone
Luziany Gomes Produção
Denise Pereira Produção
Anádia Leite Montagem
Dryca Montagem
Claudemyr Barata Maquiagem

Elenco

Elisa Ratts Atriz
George Moreira Ator

PROJETO SILÊNCIO
Ano de finalização: 2010
Tempo de duração: 13’22”
Sinopse do filme: Um técnico de som amador que, cansado dos ruídos com que lida diariamente, fica obcecado com a idéia de gravar o silêncio.

Categoria: Curta metragem ficção
Estado/ Cidade: São Paulo
Ficha Técnica
Diretor/ Realizador: Bruno Caticha
Roteirista: Bruno Caticha e Rafael Machado
Produtor: Priscila Portella
Fotógrafo: André Brandão
Câmera: André Brandão
Técnico de som: Gabriel Vieira de Mello
Editor de imagem: Gabriel Vieira de Mello
Direção de arte: Rafael Machado
Elenco: Tomás Rezende

Anúncios