3a MCPB

De 23 a 26 de Novembro de 2006

Com o objetivo de difundir, fora dos grandes circuitos comerciais, a recente produção cinematográfica independente que desponta no cenário nacional, a Mostra Cinema Popular Brasileiro realizou sua terceira edição.

Ao longo da Mostra, 27 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, foram exibidos na sala de cinema digital do Espaço Cultural São Pedro da Serra.

Esse ano, com o tema “Eleições”, a Mostra exibiu quatro longas-metragens que tratam o assunto por ângulos diferentes: Intervalo Clandestino, do cineasta Erik Rocha; Vocação do Poder, de Eduardo Escorel e José Joffily; Peões, do documentarista Eduardo Coutinho, e Entreatos; do diretor João Moreira Salles.

Além da programação temática, um panorama diversificado com filmes de curta duração foi montado para a Mostra. Com a curadoria de Diana Iliescu e Leonor Bianchi, a Mostra contou com a colaboração de Dario Gularte e Kelly Santos, que promovem, no Cineclube Beco do Rato (RJ) a sessão Caixa Preta, que foi apresentada na Mostra, e de Viviane Aires, produtora do projeto de oficina e exibição de vídeos Cinemaneiro.

Foram exibidos ainda filmes realizados no eixo Baixada Litoranea – serra Centro Norte Fluminense, no Programa Serra-Mar, que pela primeira vez em cartaz, apresentou cinco curtas-metragens do cineasta friburguense, residente em Rio das Ostras, Roland Henze, que participou da Mostra no domingo, 26 de novembro.

A abertura da Mostra aconteceu na quinta-feira, 23, às 20h, com a exibição do longa-metragem Vocação do Poder. Na sexta-feira, dia 24, o longa Intervalo Clandestino, do cineasta Eryk Rocha foi apresentado no mesmo horário. Durante o final de semana, a programação dedicou-se aos curtas, mas os longas Peões e Entreatos também foram à tela, sábado e domingo, respectivamente, às 20h. O Programa Caixa Preta foi apresentado no sábado e, no domingo, o Programa Cinemaneiro, seguido do Programa Serra Mar, que encerrou a Mostra Cinema Popular Brasileiro.

Programação

Quinta-feira 23/11 18h40

Vocação do Poder
Direção: Eduardo Escorel e José Joffily

Sexta-feira 24/11 17h40

Programa Livre

Historietas Assombradas
Curupira
O homem da Mata
O som da luz e trovão
No princípio era o verbo
O Latido dos cachorros altera o percurso das nuvens

20h00

Intervalo Clandestino
Direção: Erik Rocha

Sábado
25/11
15h30

Programa Caixa Preta

Prelúdio Poeminha
Biológico para: JB/Christian Caselli
Intermezzo O Espetáculo Democrático
Coda Homenagem a Luiz Rosemberg Filho

20h00

Entreatos
Direção:João Moreira Salles

Domingo
26/11 15h30
Programa Cinemaneiro

Cinema Platônico
O Homem de Sorte
O Ator
Essa desceu fácil
Pega Ladrão

18h00 – Programa Serra Mar

A Banda
Direção: Roland Henze

A Jangada
Direção: Roland Henze

Casimiro, o poeta
Direção: Roland Henze

O Grito do Rio
Direção: Roland Henze

A Lavagem do Cristo
Direção: Roland Henze

20h00

Peões
Direção: Eduardo Coutinho