Sobre a mostra

A Mostra Cinema Popular Brasileiro – mostra competitiva de cinema digital – realizou sua primeira edição em 2004, no pequeno vilarejo de Lumiar, quinto distrito de Nova Friburgo (RJ), com o pretexto de ser o canal de comunicação entre a equipe de realização do curta-metragem gravado na cidade naquele ano; ‘O Povo do Cinema de Lumiar’, e os moradores locais, protagonistas do documentário.

Em 2005, a Mostra passou a acontecer em São Pedro da Serra, sétimo distrito de Nova Friburgo, no Espaço Cultural São Pedro da Serra e, em 2011, depois de integrar o conjunto de ações do Espaço Cultural e de dois anos de parceria com o Cineclube Lumiar, a Mostra desce da serra e vem para a praia.

Depois de sete anos em Nova Friburgo, a Mostra Cinema Popular desafia os modelos tradicionais de mostras e festivais de cinema e vídeo feitos no Brasil e muda seu endereço. Foram muitos os motivos que influenciaram nesta mudança de ‘praça’ digamos assim e esperamos que esta novidade dê ainda mais vigor ao projeto, que este ano acontecerá nos municípios de Rio das Ostras e Macaé, dentro da agenda da 2ª Maratona Cultural promovida na cidade envolvendo diversas linguagens artísticas, durante o mês de novembro.

Ao longo desses anos, centenas de filmes já foram exibidos através do projeto, que, além de exibições, promove debates sobre temas pertinentes aos conteúdos dos filmes apresentados durante a Mostra.

Leonor Pelliccione Bianchi

Jornalista

Idealizadora e organizadora da MCPB

Anúncios