9a Mostra Cinema Popular Brasileiro, em Rio das Ostras, recebe inscrições de filmes até 22 de setembro

9a Mostra Cinema Popular Brasileiro, em Rio das Ostras, recebe inscrições de filmes até 22 de setembro

Projeto provilegia o cinema nacional independente e este ano acontecerá também pela Internet

A 9a edição da Mostra Cinema Popular Brasileiro está com isncrições abertas para recebimento de filmes até 22 de setembro. A mostra terá sessões competitivas e não competitivas, online e presenciais, na cidade de Rio das Ostras (RJ). Podem ser inscritos filmes de curta, média e longa-metragem.

Mostra dá destaque a produções regionais

A mostra permanece incentivando a exibição das produções locais e regionais através do Panorama Produções Regionais, que existe desde sua primeira edição. “Temos muita gente fazendo cinema aqui na região da Baixada Litorânea. Há cineclubes consolidados em Cabo Frio, Búzios, Araruama e Iguaba, por exemplo, que saíram da dinâmica das exibições seguidas de debates (apenas) e estão fazendo filmes também. Em Casimiro de Abreu há um grupo de jovens que já vive de cinema e até saiu do Brasil com um de seus filmes. Mas há uma vasta produção também em outras cidades vizinhas como Macaé, Conceição de Macabu, Trajano de Moraes, Cordeiro, Campos dos Goytacazes, entre outras. A Mostra Cinema Popular Brasileiro atua como uma janela para essas produções, como um momento inicial de apresentação dessas obras audiovisuais, como um momento de o realizador se encontrar com o público que está assistindo pela primeira vez seu filme. Além disso, queremos incentivar essas produções audiovisuais, o estudo e a especialização dos jovens realizadores da região”, destacada a jornalista Leonor Bianchi, idealizadora e curadora da mostra.

Panorama Cinema na Escola integra programa da mostra com estudantes e professores da rede pública
Além das produções regionais, outro destaque da mostra são as produções feitas em ambientes educativos formais, ou não, privilegiadas no Panorama Cinema na Escola. Nele são exibidos, em escolas públicas de Rio das Ostras, filmes produzidos por estudantes através de atividades escolares. O panorama prioriza produções de projetos sociais e/ou de alunos das redes públicas de ensino de todo o Brasil.

O Panorama Cinema na Escola é um espaço especial dentro da mostra, considera a curadora, uma vez que é o momento de o projeto dialogar com um público bastante específico, um novo púbico e um público novo, mas, sobretudo, um momento que revela muitas surpresas quando se trata de mostrar o aluno como protagonista do fazer fílmico, o envolver-se com a realização da obra audiovisual”, considera Bianchi.

Panorama Cinema Socioambiental
Desde que 2007 a Mostra Cinema Popular Brasileiro exibe obras que apontam os debates sobre o homem e o meio, sua cultura e suas tradições, no Panorama Cinema Socioambiental. Este panorama foi tão bem recebido, que em 2007 acabou ganhando uma mostra específica; a Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico, que hoje não existe mais, sendo o Panorama Cinema Socioambiental sua representação dentro da programação da Mostra Cinema Popular Brasileiro.

Por ser a região onde acontece a mostra, uma área de fortes impactos ambientais pela extração de petróleo na Bacia de Campos, de onde são extraídos cerca de 85% do petróleo brasileiro, muitas iniciativas têm trazido à luz novas produções de filmes que pautam o meio ambiente como tema central. Não só o meio ambiente acaba sendo o tema do panorama, mas em sua órbita, o crescimento das cidades emergentes em função do arranjo produtivo do petróleo e gás, o surgimento das cidades médias e as sequelas das cidades que sofrem com a falta de planejamento, ordenamento e infraestrutura. Nos últimos anos, documentários de cineastas brasileiros renomados ilustraram com peso crítico o Panorama Cinema Sociomambiental na Mostra Cinema Popular Brasileiro.

Da serra para o mar
Com o propósito de levar o cinema para a comunidade de Lumiar e São Pedro da Serra, distritos rurais de Nova Friburgo, a mostra consolidou-se no município como um projeto pioneiro de exibição de cinema, desde sua primeira edição, em novembro de 2004.

Em 2011, depois de sete anos acontecendo em Friburgo, a Mostra Cinema Popular Brasileiro desceu a serra e veio para a praia trazendo sua programação para Rio das Ostras, cidade onde ainda não há projetos desta natureza e onde há uma crescente demanda por cursos de cinema e vídeo, por cineclubes e por circuitos exibidores que estejam fora dos modelos comerciais vigentes.

Inscreva seu filme agora!
www.mostracinemapopularbrasileiro.wordpress.com

Anúncios