Homenagem a Benoni Alencar

Os ventos de aracagy são vários

Tão vários quanto

Cabritos do mar

Os ventos do aracagy

Se aquecem de sol,

Por isso são tépidos

E cabrioleiam por

Entre as pernas das mulheres

Levantando as saias

Aquecendo coxas

Como tépidos cabritos do mar

São moleques

Que arracam das mãos

Um poema

E o levam pra longe

Por pura molecagem

Para se divertir

com a aflição oceânica

Benoni Alencar

São Luís

19/06/08

A 9a Mostra Cinema Popular Brasileiro homenageia um dos maiores homens que Rio das Ostras já conheceu. Em setembro deste ano faz um ano que ele foi covardemente assassinado numa ação que até hoje não foi apurada pela polícia.

Falo de Benoni Alencar, jornalista, poeta, nascido no interior do Piaui, em Aracagy.

Foi líder estudantil na época da ditadura militar e por sua intensa atuação no movimento estudantil foi preso em Teresina. Nesse tempo criou o codinome “Geovane de Valença”. Após perseguições políticas, veio para o Rio de Janeiro, e escolheu a cidade de Niterói para viver com sua família. Na chamada Região Oceânica, em Niterói, escreveu para diversos jornais locais, foi ícone das lutas dos trabalhadores, atuou em partidos de esquerda.

Nos últimos anos vinha defendendo a linha de pensamento apresentada por militantes do PSOL e tornou-se fundador do Núcleo do PSOL Serramar ao lado de jovens militantes de Rio das Ostras e Macaé.

Em sua casa, no Palmital (Rio das Ostras), promovia verdadeiros seminários sobre política, filosofia, sociologia… foram muitos os amigos que ali compartilharam momentos inesquecíveis de grande troca e aprendizagem.

Esta mostra é feita em homenagem ‘in memorian’ ao primeiro aniversário de desencarne (27 de setembro) deste grande ser humano que foi Benoni Alencar, e também como uma forma de não deixar essa data se perder no tempo, para que seu pensamento não seja silenciado, para que sua memória possa ser lembrada pelas novas gerações de Rio das Ostras.

Abaixo um depoimento gravado pelo jornal O Polifônico  alguns meses antes de seu desencarne, durante a Marcha da Liberdade de Rio das Ostras, em junho de 2011.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios